PASSO A PASSO NA TROCA DE ÓLEO DO CAMBIO ZF 5HP18 (BMW 328i)
Um cliente fanático por BMW`s, principalmente pela série E36, possuidor de uma BMW 325i 1993 com cambio manual, atento à tudo que diz respeito à mesma, encontrou um anuncio de uma BMW 328i 1997 automática e acabou levando pra casa. O veículo sempre pertenceu a uma mesma família e mantinha todas as características originais. O veículo estava inteirasso, mas a higienização estava deixando à desejar. Alguns dias de trabalho, logo se percebeu uma joia que só estava precisando de um carinho. Apesar de tudo está funcionando perfeitamente é sempre bom fazer a troca dos fluidos para zerar os contadores e você ter um controle maior das manutenções. Bem, como nossa praia é cambio automático, logicamente vamos detalhar apenas a troca do óleo do cambio. Muitos passam por esta necessidade, mas por insegurança e desconhecimento vão prolongando esta troca importantíssima. E esta é a hora para as recomendações básicas. Se você não tem habilidade mínima para uma manutenção é melhor não arriscar e deixar por conta de um profissional. Caso contrário, com este passo a passo vai ficar fácil.
O odômetro do veículo marcava mais de 90.000 km, e nesse caso, prorrogar poderia ser tarde demais.
Nosso objetivo é abrir o cárter, trocar o filtro, observar o aspecto do óleo, do corpo de válvulas, das limalhas presas no imã e a junta do cárter.
FERRAMENTAS:
Ferramentas são essenciais e não precisaremos de muita coisa:
01 chave Allen 17 mm
01 chave Allen 3/16
01 chave canhão 10 mm
01 chave torx T-27
01 balde com capacidade para aprox. 7 litros
01 bomba de sucção (a nossa é de fabricação própria, mas você encontra na internet)
PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO:
O cuidado com as peças de substituição é um fator determinante para uma perfeita manutenção e antes de decidirmos pesquisamos qual a melhor opção em cada caso.
Usaremos um filtro de óleo da marca FEBI importado da Alemanha.
Usaremos um filtro de óleo da marca FEBI importado da Alemanha.
A junta também importada da Alemanha da marca TOPRAN.
Se você consultar o manual verá que a capacidade do cambio é de 10,5 litros. Porém, será quase impossível retirar esta quantidade usando meios convencionais.
Para este cambio (5HP18), a fabricante (ZF), produziu duas versões. Uma com etiqueta preta e outra com etiqueta verde, conforme figura abaixo. No nosso caso especificamente, o indicado é o ZF LIFEGUARD FLUID 5, porque a etiqueta é verde.
O óleo ZF LIFE GUARD FLUID 5 não é encontrado com facilidade, e os óleos equivalentes são o Mobil 71141 (semi-sintético) e o Pentosin ATF 1 (sintético)
Como o LIFE GUARD FLUID 5 também é produzido pela PENTOSIN e também é sintético, podemos concluir que o Pentosin ATF 1 de origem alemã é o mais indicado neste caso.
INÍCIO
Ligue o veículo e deixe o cambio aquecer à uma temperatura entre 30 a 55 ºC. Evite passar desta temperatura para não se queimar. Alavanca no P(Parking) ou no N(Neutro). Desligue e vamos soltar o bujão do bocal do nível de óleo com a Allen 17 mm. Normalmente possui uma tampa de plástico que deve ser retirada para ter acesso ao parafuso. Importante certificar que não há vazamentos. Isso irá refletir diretamente no volume de óleo retirado.
Abra o bujão de esgotamento do cárter e deixe escoar todo óleo em um recipiente. Use um recipiente que você possa ler o volume de óleo, ou transfira para outro com marcações. Todo óleo deve ser guardado para uma medição do volume total final. Após terminar coloque o bujão no lugar.
Solte os 8 parafusos do cárter, mas cuidado para o cárter não cair. Peça alguém para ficar segurando quando estiver no fim.
Solte os 3 parafusos do filtro de óleo e puxe com cuidado para baixo. Nesta hora pode cair mais óleo. portando deixe o balde próximo.
Analisando o filtro certificamos que a peça é original e com data compatível com o ano do veículo.
Da mesma forma analisamos a junta do cárter.
Observe dentro do cárter 2 imãs. Tire e lave tudo, inclusive o cárter.
Observe que impurezas metálicas ficam presas no imã, evitando que esta sujeira fique circulando pelo cambio.
Quanto mais tempo você deixar, mais óleo escorrerá do cambio, porém por estar sem o cárter poderá impregnar alguma sujeira. Proteja e certifique que nada possa contaminar o cambio aberto.
Observe o estado do corpo de válvulas e use um descarbonizante caso exista alguma crosta. Limpe e observe para não ficar nenhuma impureza.
Coloque o novo filtro, mas não esqueça de colocar o O`ring antes. Coloque os novos parafusos que acompanham o filtro.
Aperte os parafusos moderadamente para não espanar a rosca do corpo de válvulas.
Utilize a chave tipo canhão 10 mm e um torque de 7 N.
O aperto dos parafusos deve ser linearmente e não cruzar. Alterne o aperto dos parafusos, ou seja, aperte um pouco, passe para outro, depois para outro até voltar ao primeiro e vá repetindo até o torque recomendado.
Meça quanto óleo foi retirado e providencie a mesma quantidade acrescentando 1 litro de garantia.
Acidentalmente deixamos derramar um pouco de óleo fora, e calculamos um acréscimo de 500 ml para compensar a medição.
Acidentalmente deixamos derramar um pouco de óleo fora, e calculamos um acréscimo de 500 ml para compensar a medição.
Faça o aperto do bujão de esgotamento com 15 N.
Comece a bombear o óleo através do bocal de nível até que o óleo comece a derramar pelo bocal.
Ligue o motor, deixe no N (Neutro), com o bocal aberto. Não se preocupe porque o cambio não irá jogar o óleo para fora. Espere o cambio atingir uma temperatura de 30 a 55 ºC e continue bombeando mais óleo até atingir a quantidade que você retirou. É possível que não transborde e você deve colocar um pouco a mais até que o óleo comece a derramar pelo bocal. Quando acontecer, feche o bocal com a Allen 17.
Fechado o bocal, desligue o motor. Após terminado, aplique um torque de 100 N no parafuso do bocal do nível e recoloque a tampa plástica.
CONCLUSÃO:
A troca de óleo é super importante e não deve ser ignorada. Embora a troca de óleo deva ser feita para prevenir e não para consertar, alguns problemas relacionado a pressão podem melhorar bastante. Se você faz uma boa troca de óleo a cada 60.000 km, é tempo suficiente pra você não reclamar do trabalho e do custo, concorda ? Como perceberam não é bicho de 7 cabeças. Planeje tudo com antecedência, providenciando as ferramentas e as peças de substituição. E se você acha que está preparado lhe desejo sucesso e comente sua experiência. Saudações a todos e até a próxima.
Muito bem explicado vcs estão de parabéns pena que não é aqui em bh
ResponderExcluirOlá amigo ! Obrigado pelo comentário. Um grande abraço.
ExcluirBom dia eu tenho uma 323i 99 o meu carter não tem essa entrada pra colocar o óleo tem um parafuso além na lateral e esse parafuso qui tem qui tirar pra colocar o óleo
ResponderExcluirOlá amigo! O câmbio citado no artigo é o zf 5hp18. A entrada e saída do fluido fica na parte debaixo do cárter. Há uma tampa plástica que deve ser retirada para ter acesso ao bujão. Um grande abraço.
ExcluirComo se faz aquela bomba com PVC?
ResponderExcluirE bem simples. Basta você colocar um tubo mais estreito dentro de outro maior e na ponta fazer um êmbolo para criar a succão. Pra ficar mais facil observe uma seringa e faça em tamanho maior. O tubo que usei foi de 40 mm e 60 cm de comprimento.
ExcluirÓtima explicação muito bem detalhado! eu tenho uma 323 compact 99 com 170 mil km e o oleo nunca foi trocado, ela usa este mesmo cambio ZF 5HP18 com rotulo verde, uma duvida, no manual diz ter capacidade para 7.8L com o conversor de torque, tem alguma forma de remover todo o oleo da transmissao sem a maquina? queria fazer eu mesmo de uma vez e nao ter que gastar com varias trocas, obrigado!
ResponderExcluirtambem quero saber isso
ExcluirBom dia . Vcs saberia me informar guantos litros de olio vai no canbio da bmw 328i ano 1998 6cc
ResponderExcluirOi sou André de Salvador BA. Sua explicação foi. Simples, objetiva e pratica, boa sorte pra você meu jovem.
ResponderExcluir( OBRIGADO )
A minha bmw 325i 1994 quando se passa 20min andando é uma dificuldade para desengatar as marchas, tenho que colocar força pra tirar do D, o que eu posso fazer?
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BOA TARDE, MUITO SUA CRIATIVIDADE, TRABALHO PERFEITO.
ResponderExcluirParabéns. Excelente explicação. Acabei de trocar da minha bm seguindo sua instruções. Obrigado . Abraços
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