DICAS PARA BOA CONSERVAÇÃO DO CAMBIO AUTOMÁTICO
Grandes problemas no cambio ocorrem por falta de lubrificação. Óleo abaixo do nível é sinal de vazamento. Utilize o óleo recomendado pelo fabricante e faça a troca de acordo com o manual. Em alguns câmbios 40.000 km, outros com 80.000 km e existe até os polêmicos câmbios vitalícios, que não precisam trocar o óleo, mas que particularmente não indico ficar sem trocar.
Veículos com mais de 80.000 km que nunca trocaram o óleo do cambio podem ter problemas. Em 30% dos casos de troca tardia ocorrem problemas porque o óleo novo carregará todo o resíduo de anos de funcionamento para o filtro interno, levando-o ao entupimento.
Além da lubrificação deve se ter outros cuidados.
Ao estacionar, colocar no N (Neutro), puxar o freio de estacionamento e depois colocar no P (Parking). Isto evitará o peso do veículo sobre o cambio. Isto é função do freio de estacionamento.
A pressa ou impaciência pode custar caro. Espere o carro parar para inverter o sentido do movimento. D (Drive) para R (Reverse) nem o contrário R (Reverse) para D (Drive). Jamais, em hipótese alguma coloque no P (Parking) com o veículo em movimento.
O N (Neutro) deve ser usado somente quando o veículo estiver parado e funcionando por um período maior. Do contrário não fique tirando e colocando no N (Neutro) sempre que o carro parar. Desgastará ainda mais o cambio. É preferível deixar no D (Drive) e manter o pé no freio. Com o veículo no N (Neutro) o sistema de lubrificação é reduzido e se, o veículo estiver em movimento o cambio será forçado a girar pela movimentação das rodas sem a lubrificação ideal.
Quando uma luz acende no painel, não deve ser menosprezado. Na maioria das vezes o cambio entra em modo de emergência, e isso serve apenas para se deslocar até um ponto de assistência mais próximo.
Um veículo com tração traseira jamais deverá ser rebocado levantando a frente. Isto poderá causar total destruição do cambio. Utilize sempre um guincho tipo plataforma.
Se você ainda não poussui um veículo com cambio automático, certamente ainda terá. E quando esta hora chegar, lembre se de nossas dicas e/ou esclareça outras que surgirem com a KING AUTOMATIC.
Comentários
Postar um comentário